quinta-feira, 19 de maio de 2011

Iniciação Científica

Saudações,

estou participando de um curso, com duração de aproximandamente um ano, que tem como objetivo a iniciação científica. Acredito que boa parte do conteúdo ministrado pelo Professores pode ser de grande utilidade para vocês, leitores do blog.

Então, segue a primeira postagem.

Um forte abraço,

Victor Monteiro

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

·         Deve ser dada especial atenção a escrita;
·         Escrever, pelo menos, uma lauda por dia (escrever sobre um assunto que mais chamou atenção durante o dia);
·         Elementos de uma boa escrita:
1.       Por Quê? -> deve ser justificado o porquê descrever cada parágrafo do texto. Quanto mais explicado o texto, mais clara fica a mensagem que é transmitida.
2.       Conceitos -> os conceitos estão estabelecidos? Se não, deve ser prioridade em ser estabelecido.  Por exemplo, em uma expressão, como machismo, ele deve estar todo respondido no corpo do texto. Evitando a dubiedade na informação.
3.       Supérfluo -> deve ser retirado do texto tudo que está a mais. Eu não preciso dizer isso.
4.       Exemplo -> por mais claro que tenha sido a tentativa de explicar o que está escrito, sentimos a necessidade de exemplificas, explicar, em fatos, o que está sendo mostrado. O professor, ao explicar os exemplos, utilizou um pequeno pedaço de papel para mostrar, geometricamente, a atual situação do papel, quando em forma de retângulo e quando em forma de papel amassado. Não adianta saber para si, deve se comunicar aquilo que descobre.
5.       Nota de rodapé -> existem partes do texto que precisam ser retirados para que sejam feitos adendos referente a conceitos, explicações que tornariam o texto mais rico, só que fora do corpo do texto, no rodapé.
6.       Autoridade -> dar os devidos créditos aos devidos conceitos. Tornando o texto mais rico e seguro, dando embasamento a pesquisa que foi feita.
7.       Gramática -> essencial para quem quer escrever.
8.       Objetividade -> deve ser questionada constantemente. O autor deve estar contente com o texto escrito.
9.       Estética -> deve estar bonito. Texto científico não pode faltar o lado estético.

·         Tentar adotar todo este esquema em todos os trabalhos que comecemos a fazer desde agora. Não devemos entender o trabalho aprendido como uma obrigação  e sim como um exercício.

CONHECIMENTO

·         É o que habilita existir a sociedade. Se não tiver conhecimento, como haveria a construção das coisas? Ele vem a partir da investigação dos fatos e aplicá-la no dia a dia. Senso comum, que dá a possibilidade existir a comunidade, e o senso científico.   Saberes da sociedade que permitem sua reprodução.
·         CONHECIMENTO
ü  NECESSIDADES: Que variam ao longo do tempo e são criadas no dia a dia. Se elas não forem atendidas, torna-se impossível a reprodução como espécie. São coisas estruturalmente necessárias a manutenção da sociedade;
ü  RESPOSTAS: Só há conhecimento, pois há necessidade da resposta. As perguntas são mais importantes que as respostas;
ü  CONDIÇÕES CONCRETAS: As respostas não podem ser vinculadas a condições não concretas. O conhecimento não é uma coisa gratuita. Está diretamente ligada ao conhecimento;
v  Reforma religiosa: Lutero desmantelou a verdade oficial da época, onde a informação tinha que passar por uma instituição, que era a igreja. Você, naquela época, não precisa investigar nada, pois o conhecimento obtido através da igreja explicava tudo, todas as origens e etc. Ao ser feita esta reforma, toda e qualquer pessoa tem a liberdade de buscar a sua liberdade, se você encontrá-la na igreja, tudo bem, mas você tem pode buscá-la através do estudo científico e de outras diversas formas.
v  Revolução Francesa: o mundo não se ordena pela vontade de Deus e sim pela vontade do povo.
v  Revolução Industrial: encaminhou o sistema capitalista. Foi o período onde as pessoas começaram a abandonar o trabalho no campo e começaram a viver nas cidades. Foi a partir daí que começou a surgir a mão-de-obra, a miséria e etc.
v  São os 03 marcos históricos que reformularam a ciência social.
v  Guetes: “Você esteve lá, mas escreveu aqui.” Significa que você está ou não dentro da cultura.

IDENTIDADE - CONTRADIÇÃO

·         É impossível desvincular o que você fala daquilo que você é;
·         Identidade -> o ser é e não pode deixar de ser. Dá a entender que há algo permanente, imutável.
·         Contradição -> você não é, está sendo.  Idéia do movimento e do processo. É a tradição dialética, em que você vai primar pelo nascimento constante de sínteses.
·         Preparar um texto com um tema, um enunciado sobre este tema, fazendo uma crítica pessoal onde são eu me considero fraco e onde me considero forte para trabalhá-lo. Estreitar a natureza do que deve ser investigado. Negros e homossexuais/preconceito de maneira geral. Luiz Sávio de Almeida (telefone 82 88300424 / 32155198 / 32155000). Deve ser escolhido um tema que abarque: direito, sociedade e violência.
·         Deve ser pensado algo que englobe Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário